Fase de grupos da Champions chega ao fim com chuva de gols
Em nenhuma outra edição da Liga dos Campeões foram marcados tantos gols na fase de grupos como essa. A marca incrível de 306 gols em 96 partidas foi alcançada. Uma média de 3,16 por jogo. Ou, um gol a cada 28 minutos.
Com o trio de ataque mais badalado do momento, o Paris Saint-Germain foi um dos grandes responsáveis por essa marca expressiva. O time de Neymar marcou 25 gols. Palmas também para o Liverpool que após longo período longe da competição voltou com tudo e marcou 23 vezes até aqui. Mas não fosse Cristiano Ronaldo e seus 9 gols a marca de 300 não havia sido alcançada pela primeira vez na história da fase de grupos da Champions, falando em marca: o português se tornou ontem o primeiro jogador a balançar a rede em todas as partidas da primeira etapa, se tornando o maior artilheiro da fase de grupos ao lado de Lionel Messi, com 60 gols.
Os recordes não param por aí, mais uma marca foi atingida. Pela primeira vez, cinco clubes do mesmo país se classificaram para as oitavas de final. A Inglaterra é quem da as cartas no momento. Manchester United, Manchester City, Liverpool, Chelsea e Tottenham. Todos os cinco ingleses passaram de fase.
Das cinco equipes, só os Blues não foram líderes da sua chave, ficando atrás da Roma no Grupo C. O Tottenham, deixou para trás no Grupo H, o atual campeão Real Madrid e finalizou a primeira fase com a melhor campanha e invicto (16 pontos, cinco vitórias e 1 empate). Os dois de Manchester também merecem respeito. Tanto o City quanto o United venceram cinco jogos, com a invencibilidade sendo derrubada apenas na reta final, os Red Devils perderam para o Basel na quinta rodada, e os citizens foram derrotados pelo Shakhtar Donetsk na última.
Teve surpresa também, Basel e Besiktas fizeram bonito em seus grupos e garantiram vaga nas oitavas de final. Por outro lado as decepções ficam por conta de Borussia Dortmund, Atlético de Madrid, Benfica e Napoli que acabaram dando mole e ficando pelo caminho. Como alento, os terceiros colocados dos grupos vão disputar a Liga Europa. São eles, CSKA Moscou, Celtic, Atlético de Madrid, Sporting, Spartak Moscou, Napoli, RB Leipzig e Borussia Dortmund.
Agora, basta esperar o sorteio dos confrontos da próxima fase que acontece na segunda-feira, na sede da Uefa na cidade de Nyon, na Suíça. A cerimônia começa às 9h (de Brasília).
Confira os 16 clubes classificados :
Pote 1 (classificados em primeiro):
Manchester United, Paris Saint-Germain, Roma, Barcelona, Liverpool, Manchester City, Besiktas e Tottenham.
Pote 2 (classificados em segundo):
Basel, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Sevilla, Shakhtar Donetsk, Porto e Real Madrid.
Podemos esperar grandes confrontos vindo por aí. O regulamento do sorteio é simples. Nas oitavas, não poderão se enfrentar clubes do mesmo país e nem do mesmo grupo, o que limita um pouco as possibilidades. O Chelsea, que ficou em segundo no Grupo C, por exemplo, vai necessariamente enfrentar nas oitavas de final, Barcelona, Paris Saint-Germain ou Besiktas. Também pode haver um duelo magnífico com Manchester United enfrentando Real, Bayern ou Juventus já na próxima fase, por exemplo.
Aguardaremos com ansiedade a definição.
Comentários
Postar um comentário